Plataforma Steam e a empresa Valve: A verdade sobre as quedas e latência alta!

Criada por Ullysses Andrade, Modificado em Fri, 29 Sep 2017 na (o) 02:32 PM por Ullysses Andrade



Para quem é gamer de jogos online, esses dois termos Steam e Valve são mais do que comuns.

Valve Corporation LLC é uma empresa norte-americana desenvolvedora de jogos eletrônicos com distribuição digital. Foi responsável por desenvolvimento de inúmeros jogos renomados e aclamados, como:  Half-Life, Counter-Strike, Portal, Day of Defeat, Team Fortress, Left 4 Dead e Dota 2.


No final de 2013, a Valve anunciou “SteamOS”, “Steam Machines” e “Steam Controllers”. Esses três anúncios mostraram a empreitada da Valve no campo dos hardwares. Segundo a Valve, as Steam Machines são HTPCs, computadores feitos para a sala de estar, mas com foco total para jogos vendidos digitalmente pela plataforma Steam.


O crescimento da empresa foi tão grande que hoje existem servidores hospedados em todo mundo, permitindo que a sensação de jogabilidade seja otimizada.


Porém, é ainda comum que jogadores ainda apresentem problemas na conexão dos servidores disponíveis na plataforma Steam, da Valve. Muito desses problemas possuem solução simples!

Fizemos um levantamento de que pode provocar instabilidade na conexão dos seus jogos com esses servidores. Seguem abaixo:


Servidor usado hospedado fora do Brasil

Se o servidor que você está usando não está hospedado no Brasil? Já é um agravante! A latência alta, um dos maiores problemas existentes no mundo dos jogadores online, está diretamente ligada a distância física do seu PC ao servidor que está se conectando. Se você não sabe como descobrir se um servidor está hospedado no Brasil? A leitura desse e-book: Como descobrir se um IP está hospedado no Brasil ou no exterior?, é uma leitura obrigatória.


Evite conectar-se com servidores de jogos hospedados no Brasil, a possibilidade de sucesso e usabilidade sobem consideravelmente, uma vez que a latência geralmente é menor dentro do Brasil.


Rota com latência alta

O fato de um servidor de jogos estar hospedado em solo brasileiro não é fator obrigatório para que a latência não seja alta. Na verdade é um fator importante devido a distância física, mas é comum que mesmo um servidor dentro do Brasil esteja com latências altas. Latências altas na maioria das vezes estão associadas a: rotas BGP e saturação de links.


Se você já descobriu que seu servidor de jogos favorito está hospedado no Brasil, já agradeça! Agora se sua latência permanece ainda alta, pode ser um problema de rota. Seu provedor de internet se interconecta com o fornecedor  e esse fornecedor com outros fornecedores e assim sucessivamente permitindo assim o acesso a rede mundial. Dessa forma, quando você está na sua casa tentando acessar um servidor de jogos, existe um caminho que esses pacotes de dados irão trafegar até chegar no servidor de jogos desejado. Isso é o que chamamos de rotas. Caso essa rota específica esteja com uma latência constantemente alta, é possível que a rota do seu provedor não esteja otimizada. Dessa forma, se seu provedor tiver mais de um fornecedor ele pode tentar migrar o seu tráfego para uma outra rota em que a latência esteja mais otimizada.


Falhas ou alteração de rotas que aumentam a latência temporariamente

A rede mundial é um organismo vivo, durante todo o dia inúmeras rotas surgem e inúmeras deixam de existir e é função dos roteadores de borda trabalharem constantemente para que as rotas estejam 100% otimizadas para o menor percurso. Porém, existe casos em que determinadas alterações de rotas podem interferir diretamente na latência da sua conexão com o seu servidor de jogos online. São aqueles casos em que você para e pensa: “Nossa! Estava funcionando ontem com uma latência legal e hoje ficou horrível!”. Com certeza existiu alguma alteração nessas rotas, que muita das vezes não são administradas diretamente pelo seu provedor, mas que interferiram na sua qualidade. É o momento de ligar para o seu provedor. Se seu provedor tiver um relacionamento bom com o fornecedor dele é possível que alterações seja feitas e volte a latência normal. Caso contrário, o provedor que tiver um fornecedor de backup deverá torcer que migrando sua faixa de IP para o backup o problema seja resolvido, caso contrário, ele dependerá da boa vontade da otimização de rotas administrada por terceiros. Por isso, sempre é bom contratar um link de internet para sua casa com uma empresa idônea, com porte para aquisição de links de backup e bom relacionamento no mundo das telecomunicações.


Saturação do link de dados local

Aumento de latência nem sempre é culpa de rota, pode ser que o seu link de internet esteja saturado e provocando a latência oscilante. Se você está tendo se conectar ao servidor de jogos em um link saturado, pode esquecer!


No Brasil o horário oficial de jogos são  nas madrugadas. Já pensou no motivo? Pouquíssimas são as localidades em que a oferta de planos superiores a 10Mbps. Isso significa que numa residência a concorrência na utilização desse link seja alto, principalmente durante o horário comercial. Dessa maneira, durante as madrugas, menos pessoas estão dependuradas no link e não influenciarão na latência de conexão do servidor de jogos online, pois seu link não está concorrido e muito menos saturado.


Saturação do link de dados do provedor contratado

Mas muita das vezes esse conceito de número de dispositivos concorrendo no mesmo link, pode ser raciocinado em um volume de grande escala. É quando o seu provedor está vendendo mais do que compra do fornecedor. Nesses casos, sua latência vai aumentar pelo mesmo princípio outrora explicado. Existirá uma demanda maior de consumo do que a existente para escoar no provedor. Por isso, esteja sempre ligado a provedores de qualidade comprovada.


Perda de pacotes

Que latência alta é algo que vai tirar seu sono em conexões em servidores de jogos nós já sabemos. Mas se estiver passando por perda de pacotes, pode ter certeza que além da dificuldade de conectar você será alvo de quedas constantes. Perda de pacotes podem ocorrem em várias fases da comunicação de dados.


Mas é importante lembrar que as pontas: seu provedor e o datacenter onde o servidor de jogos está hospedado têm que possuir internet suficiente para que a demanda de tráfego seja suficiente para que não provoque perdas. Imagine um funil, onde a boca maior é a demanda de tráfego e a boca menor é realmente o que o provedor tem para escoar. Concorda que se o volume for muito superior a capacidade de vazão, a probabilidade de não conseguir escoar é grande? É nesse momento em que a latência aumenta, pois os pacotes tentam esperar para conseguir escoar e acontece a perda de pacote, pois a vazão não foi suficiente e ele não conseguiu passar pela boca do funil mais estreita.


CONCLUSÃO

Dificilmente paramos para pensar no que é necessário acontecer no mundo digital quando digitamos a URL de algum site no nosso navegador. Acredito que se John Lennon ressuscitasse hoje, ele acharia que é mágica. Mas acredite são muitas engrenagens que precisam estar sincronizadas para que um simples site apareça no seu navegador. Mas totalmente possível!

Esse é o mesmo princípio para sua conexões com seus servidores de jogos online. São inúmeras engrenagens necessárias, mas que se bem trabalhadas não representarão problemas. É necessário somente que você tenha um suporte do provedor adequado e que conheça profundamente seu ofício.


Não economize tempo para escolher seu provedor. Faça perguntas que sejam pertinentes ao seu perfil de usuário. Temos um artigo que ensina como escolher o seu NOVO melhor provedor: Checklist para escolher seu novo provedor! Faça as perguntas corretas e não seja enganado!



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo