6 passos para evitar quedas constantes no link de internet

Criada por Ullysses Andrade, Modificado em Fri, 29 Sep 2017 na (o) 02:40 PM por Ullysses Andrade

  • 1) ENERGIA – Verifique se os equipamentos estão ligados a um estabilizador de tensão

energia-eletrica-lampada-tomada-600x403


Pouca importância se dá a energia, mas a variação de tensão pode provocar repentinamente desligamentos intermitentes nos equipamentos da rede, podendo provocar quedas constantes e no pior dos casos queimar o equipamento.

 

  • 2) MAU CONTATO – Verifique todos os cabos em busca de mau contato

Por mais incrível que pareça, é incrível o número de suportes em que a causa está diretamente relacionada a mau contato do cabeamento. Procure sempre estar munido de cabos que são feitos industrializados e testados via máquinas, ao invés de crimpagem manual. Talvez os seus filmes estão travando há anos por mau contato. Vale a pena uma olhada básica!

Se a tecnologia empregada na sua casa for fibra óptica, verifique se não existe nenhuma curvatura abrupta na mesma que possa estar ocasionando uma possível atenuação do sinal recebido.

 

  • 3) HARDWARES DE REDE ANTIGOS – Equipamentos com mais de 7 anos de uso devem ser substituídos

xt

Não adianta sua internet ser via fibra de última geração e a infraestrutura interna da sua rede ser do século passado. Talvez você tenha HUB, ao invés de um switch, na sua rede e nem faça idéia. Se você não sabe a diferença, vale a pesquisa!

O mesmo acontece com o seu equipamento Wi-Fi. A tecnologia vem crescendo e a qualidade dos roteadores também. Com isso, é normal que tenhamos novos roteadores no mercado entregando mais velocidade e com uma potência de cobertura maior do que os equipamentos de 5 anos atrás.

Se puder, vá trocando os equipamentos antigos da sua rede. Eles podem ser os responsáveis pelos travamentos. E mantendo-os atualizados, evita-se menos pontos de falha.


  • 4)  WI-FI – Navegue sempre pelo canal otimizado e na melhor cobertura

Interferência de canal pode sim ser a causa das suas quedas. É interessante que seu canal esteja sempre otimizado em relação aos roteadores vizinhos. Se precisa entender mais sobre interferência de canais, acesse nosso conteúdo: Wi-Fi Vilão. Nesse conteúdo contemplamos também uma explicação sobre cobertura de sinal. Se precisa aumentar a cobertura, existe uma maneira certa de se fazer! Feito da maneira errada é grande a possibilidade do projeto provocar quedas constantes na sua rede.

 

  • 5) COMPUTADORES LIVRES DE VIRUS – Mantenha seu computador atualizado e livre de vírus

55db0611b6ac11526024f742a359fe58-1200-80


Se seu computador tem mais de 1 ano que não é formatado, é melhor começar a pensar em fazê-lo! Ele pode já ser um vetor de malwares ativos na sua rede. Dependendo do perfil de utilização do usuário, é recomendável que seja instalado um anti-vírus e que a varredura seja feita periodicamente.

 

  • 6) CONFIGURAÇÃO DE REDE ERRADA – Servidor de DHCP

Errar a configuração de uma rede é normal, mas pode gerar um transtorno anormal! Um dos grandes erros existente na maioria das redes é a existência de mais de um servidor de DHCP na rede. Só quem já teve um erro desse na rede pode comentar quão traumático é para o usuário. A sensação é que existe um fantasma que liga e desliga a sua navegação, mas a causa é um erro conceitual e facílimo de resolver. Veja como no nosso guia completo sobre o assunto: AQUI!


Esperamos que o post tenha sido de grande valia.


Até o próximo,


Ullysses Andrade

Vivavox Telecom


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo