O sucesso no login do Pokemon GO muita das vezes está associado ao tamanho do MTU configurado no seu roteador WiFi. Vamos aprender como solucionar o problema do login ao aplicativo, caso o problema seja realmente do tamanho do MTU configurado no roteador.

 

  •  Mas o que e MTU?

MTU “Maximun Transmission Unit” ou então “Unidade de Transmissão Máxima”, ou seja, e a quantidade máxima de dados que pode ser transmitida em um único quadro.

 

  • Por que ele interfere em minha conexão?

Quando e necessário fazer uma transmissão de um datagrama que é maior que o valor da MTU, ocorre uma fragmentação dos dados, com isso o datagrama é quebrado em pedaços menores, esses pedaços são conhecidos como fragmentos. Esses fragmentos têm que ter tamanhos menores que o da MTU.

Ou seja, quando ocorre a transmissão de um datagrama, ele passa por vários roteadores até que chegue em seu destino, porem se no caminho tiver algum roteador que não suporte o tamanho do datagrama, ele pode ser descartado. Então a melhor forma de não perder esse pacote, e calculando antes qual o melhor valor de MTU e assim configurar seu roteador e seu console para esse valor especifico.

 

  • Como calcular o melhor valor para a MTU?

1º Abra o CMD do Windows

 Pode-se abrir o CMD apertando as teclas (WINDOWS + R) juntas, abrira uma janela, agora e só digitar CMD e clicar em OK.

 

 

2º Encontrar o IP no qual será dado o ping

De o comando tracert –d para qualquer site (No caso de jogo on, dar esse comando para o servidor) no pront de comando CMD. Com isso lhe será mostrado a rota que o pacote usa para chegar até o destino.

 

 



Nesse exemplo e mostrado qual a rota para o google. Para escolhermos qual ip usar no teste de MTU, basta escolher o primeiro IP que está fora da sua rede. Neste caso será o IP 138.94.52.1

 

 

3º Dar um ping no servidor de destino

 

 Digite ping –f –l [tamanho da MTU] [servidor destino]

       Ex: ping –f –l 1500 138.94.54.1

 

O parâmetro –f faz com que o pacote seja enviado apenas se ele não precisar ser desfragmentado, ou seja, não precisa ser quebrado em uma ou mais partes antes de ser enviado.

O parâmetro –l e usado quando se quer definir o tamanho do pacote.

 

4º Analisar os tamanhos das MTU

Primeiramente se testa o tamanho do pacote com o valor de 1500, caso aparecer que o pacote precisa ser desfragmentado e também que os 4 pacotes enviados foram perdidos, e necessário que vá diminuindo esse valor até que ele consiga ser enviado ser necessidade de ser fragmentado e também que todos os pacotes forem recebidos.

 

 


5º Quando você encontrar um número, no qual o pacote já possa ser enviado sem ocorrer perda, e necessário que aumente de 1 em 1 o seu valor, até que o pacote seja novamente perdido, pois assim você encontrara o Máximo Valor a ser transmitido sem que ocorra perda, que e o nosso objetivo principal.

 

 


 Após encontrar o valor exato do pacote, e necessário que acrescente 28 Bytes de cabeçalho. Sendo que desses 28 bytes (20 bytes de cabeçalho IP e 8 bytes de cabeçalho adicional).

Nos exemplos que estamos usando, o valor da MTU seria 1452 + 28 =1480

 

7º Agora e só configurar esse valor na MTU (importante não esquecer de acrescentar os 28 bytes) em seu roteador e se necessário em seu console.

 

8º Tente logar novamente no Pokemon GO.