Porque minha internet está oscilante no WiFi?

Criada por Ullysses Andrade, Modificado em Tue, 13 Sep 2016 na (o) 06:00 PM por Ullysses Andrade

Todo sinal de rádio é transmitido pelo ar, Celulares, Rádios Comunicadores PX, Rádio FM, Sinal de TV, Wi-FI, entre muitos outros, o que separa a frequência de cada modalidade é definida pela ANATEL, que regulamenta qual frequência cada tecnologia vai usar. 

Em redes Wi-Fi a ANATEL homologou no Brasil duas faixas de frequências, que são livres e não exigem licenciamento para uso, a primeira e mais popular em 2.4 GHz operando nos padrões 802.11 b/g/n e posteriormente em 5.8 GHz que trabalha em 802.11 a/n, ou seja, qualquer um pode operar nestas faixas desde que trabalhe com equipamentos certificados e homologados pela ANATEL.

A questão da frequência ser livre tem o pró e contra, o pró de não ter que pagar uma grande quantia em dinheiro por uma faixa de frequência e o contra de ter que lidar com interferências.

Atualmente as maiores fontes de interferência para a maioria das pessoas são as redes Wi-Fi dos vizinhos. O problema é que a maior parte do equipamento Wi-Fi opera em uma “congestionada” faixa de frequência de 2.4 GHz.













SOLUÇÃO VIVAVOX: A Vivavox está ciente que o WiFI é uma “rodovia” bastante esburacada, mas é possível realizarmos uma varredura dos principais canais interferente na sua localidade e desviar seu tráfego para um canal que seja menos sobrecarregado. Dessa maneira, minimizamos a interferência no seu canal. Sabemos que essa medida é paliativa, uma vez que não é possível controlar a entrada de outros equipamento de terceiros nas proximidades do seu canal.


CONSELHO VIVAVOX: Aconselhamos que todos os computadores da residência recebam a internet via cabo, pois estará livre de qualquer interferência. Deixando para o WiFi somente aparelhos portáteis, como smartphones e tablets.


APLICATIVO: Para realizar a varredura dos canais menos interferentes da sua localidade, sugerimos baixar para equipamentos:


  • Android: WiFi Analyzer ( https://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=pt_BR )

  • PC:https://www.acrylicwifi.com/en/wlan-software/wlan-scanner-acrylic-wifi-free/download-wifi-scanner-windows/

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo