· REALIZANDO TESTES DA QUALIDADE DA REDE
Atualmente as maiores fontes de interferência para a maioria das pessoas são as redes Wi-Fi dos vizinhos. O problema é que a maior parte do equipamento Wi-Fi opera em uma “congestionada” faixa de frequência de 2.4 GHz.
Devido a isso, atualmente, 95% dos suportes abertos na nossa empresa são problemas oriundos do WiFi, pois os testes realizados são, na maioria das vezes, feitos no WiFi. Para que você tenha certeza que é o WiFi e não a operadora provedora, basta executar um simples teste.
Precisamos garantir que o problema não seja na provedora de internet, para isso é necessário realizar os testes de velocidade via cabo, pois é um meio menos susceptível a interferência externa.
PASSO 1: Conecte um cabo diretamente em meu modem Óptico (ONU).
A outra ponta do cabo de rede, conecte diretamente em seu note ou PC.
PASSO 2: Feito isso, acesse o site www.speedtest.net
PASSO 3: Selecione o servidor correto para teste. Aconselhamos procurar dentro todos os servidores disponíveis (bolinhas brancas no mapa), os servidores de São Paulo, como: Vivoa, Open X, Net S/A, pois temos certeza que esses servidores possuem banda suficiente para suportar um teste de 10Mbps, 20Mbps ou até velocidades superiores.
PASSO 4: O resultado obtido com a utilização desses servidores indicados e utilizando o cabo como meio lhe dará análise real da qualidade da sua internet. Se o valor obtido for o mesmo obtido pelo WiFi, concluímos que o problema principal não é o WiFi e sim a qualidade do link provido. Caso tenha sucesso na medição via cabo, concluímos que o problema principal é a interferência dos canais do WiFi próximos ao seu roteador.
· AMENIZANDO OS EFEITOS DE INTERFERÊNCIA DO WIFI
A Vivavox está ciente que o WiFI é uma “rodovia” bastante esburacada, mas é possível realizarmos uma varredura dos principais canais interferente na sua localidade e desviar seu tráfego para um canal que seja menos sobrecarregado. Dessa maneira, minimizamos a interferência no seu canal. Sabemos que essa medida é paliativa, uma vez que não é possível controlar que outro equipamento de terceiros surja nas proximidades do seu canal.
PASSO 1: Precisamos descobrir qual o canal utilizado pelo seu roteador para trafegar atualmente e quais os canais adjacentes que podem estar com menos interferência.
Para descobrir isso, usamos um aplicativo celular ( vide foto superior ) que nos mostra quais a redes próximas e os canais de 1 a 11 que possam estar mais livres. O aplicativo utilizado é o WiFi Analyzer.
PASSO 2: Feita a análise do canal mais livre de interferência é necessário que seja feito a configuração do canal escolhido no roteador pessoal ou configurá-lo como “canal automático” para que ele escolha o canal automaticamente e migre entre os 11 canais para minimizar as interferências.
· MAIORES INFORMAÇÕES
SUPORTE HELPDESK: suporte.vivavox.com.br
TELEFONE: (35) 3473-3100
E-MAIL: suporte@vivavox.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/vivavoxtelecom
CANAL YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/UllyssesAndrade
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo