VELOCIDADE - Testando corretamente e WIFI - Descobrindo melhores canais

Criada por Ullysses Andrade, Modificado em Qua, 14 Set, 2016 na (o) 12:35 PM por Ullysses Andrade

· REALIZANDO TESTES DA QUALIDADE DA REDE


Atualmente as maiores fontes de interferência para a maioria das pessoas são as redes Wi-Fi dos vizinhos. O problema é que a maior parte do equipamento Wi-Fi opera em uma “congestionada” faixa de frequência de 2.4 GHz.


Devido a isso, atualmente, 95% dos suportes abertos na nossa empresa são problemas oriundos do WiFi, pois os testes realizados são, na maioria das vezes, feitos no WiFi. Para que você tenha certeza que é o WiFi e não a operadora provedora, basta executar um simples teste.


Precisamos garantir que o problema não seja na provedora de internet, para isso é necessário realizar os testes de velocidade via cabo, pois é um meio menos susceptível a interferência externa.


PASSO 1:  Conecte um cabo diretamente em meu modem Óptico (ONU).


A outra ponta do cabo de rede, conecte diretamente em seu note ou PC.


PASSO 2:  Feito isso, acesse o site www.speedtest.net


PASSO 3: Selecione o servidor correto para teste. Aconselhamos procurar dentro todos os servidores disponíveis (bolinhas brancas no mapa), os servidores de São Paulo, como: Vivoa, Open X, Net S/A, pois temos certeza que esses servidores possuem banda suficiente para suportar um teste de 10Mbps, 20Mbps ou até velocidades superiores.


PASSO 4: O resultado obtido com a utilização desses servidores indicados e utilizando o cabo como meio lhe dará análise real da qualidade da sua internet. Se o valor obtido for o mesmo obtido pelo WiFi, concluímos que o problema principal não é o WiFi e sim a qualidade do link provido. Caso tenha sucesso na medição via cabo, concluímos que o problema principal é a interferência dos canais do WiFi próximos ao seu roteador.  



· AMENIZANDO OS EFEITOS DE INTERFERÊNCIA DO WIFI


A Vivavox está ciente que o WiFI é uma “rodovia” bastante esburacada, mas é possível realizarmos uma varredura dos principais canais interferente na sua localidade e desviar seu tráfego para um canal que seja menos sobrecarregado. Dessa maneira, minimizamos a interferência no seu canal. Sabemos que essa medida é paliativa, uma vez que não é possível controlar que outro equipamento de terceiros surja nas proximidades do seu canal.


PASSO 1: Precisamos descobrir qual o canal utilizado pelo seu roteador para trafegar atualmente e quais os canais adjacentes que podem estar com menos interferência.

Para descobrir isso, usamos um aplicativo celular ( vide foto superior ) que nos mostra quais a redes próximas e os canais de 1 a 11 que possam estar mais livres. O aplicativo utilizado é o WiFi Analyzer.


PASSO 2: Feita a análise do canal mais livre de interferência é necessário que seja feito a configuração do canal escolhido no roteador pessoal ou configurá-lo como “canal automático” para que ele escolha o canal automaticamente e migre entre os 11 canais para minimizar as interferências.



· MAIORES INFORMAÇÕES


SUPORTE HELPDESK: suporte.vivavox.com.br

TELEFONE: (35) 3473-3100

E-MAIL: suporte@vivavox.com.br

FACEBOOK: www.facebook.com/vivavoxtelecom

              CANAL YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/UllyssesAndrade

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