1) ENERGIA – Verifique se os equipamentos estão ligados a um estabilizador de tensão
Pouca importância se dá a energia, mas a variação de tensão pode provocar repentinamente desligamentos intermitentes nos equipamentos da rede, podendo provocar quedas constantes e no pior dos casos queimar o equipamento.
2) MAU CONTATO – Verifique todos os cabos em busca de mau contato
Por mais incrível que pareça, é incrível o número de suportes em que a causa está diretamente relacionada a mau contato do cabeamento. Procure sempre estar munido de cabos que são feitos industrializados e testados via máquinas, ao invés de crimpagem manual. Talvez os seus filmes estão travando há anos por mau contato. Vale a pena uma olhada básica!
Se a tecnologia empregada na sua casa for fibra óptica, verifique se não existe nenhuma curvatura abrupta na mesma que possa estar ocasionando uma possível atenuação do sinal recebido.
3) HARDWARES DE REDE ANTIGOS – Equipamentos com mais de 7 anos de uso devem ser substituídos
Não adianta sua internet ser via fibra de última geração e a infraestrutura interna da sua rede ser do século passado. Talvez você tenha HUB, ao invés de um switch, na sua rede e nem faça idéia. Se você não sabe a diferença, vale a pesquisa!
O mesmo acontece com o seu equipamento Wi-Fi. A tecnologia vem crescendo e a qualidade dos roteadores também. Com isso, é normal que tenhamos novos roteadores no mercado entregando mais velocidade e com uma potência de cobertura maior do que os equipamentos de 5 anos atrás.
Se puder, vá trocando os equipamentos antigos da sua rede. Eles podem ser os responsáveis pelos travamentos. E mantendo-os atualizados, evita-se menos pontos de falha.
4) WI-FI – Navegue sempre pelo canal otimizado e na melhor cobertura
Interferência de canal pode sim ser a causa das suas quedas. É interessante que seu canal esteja sempre otimizado em relação aos roteadores vizinhos. Se precisa entender mais sobre interferência de canais, acesse nosso conteúdo: Wi-Fi Vilão. Nesse conteúdo contemplamos também uma explicação sobre cobertura de sinal. Se precisa aumentar a cobertura, existe uma maneira certa de se fazer! Feito da maneira errada é grande a possibilidade do projeto provocar quedas constantes na sua rede.
5) COMPUTADORES LIVRES DE VIRUS – Mantenha seu computador atualizado e livre de vírus
Se seu computador tem mais de 1 ano que não é formatado, é melhor começar a pensar em fazê-lo! Ele pode já ser um vetor de malwares ativos na sua rede. Dependendo do perfil de utilização do usuário, é recomendável que seja instalado um anti-vírus e que a varredura seja feita periodicamente.
6) CONFIGURAÇÃO DE REDE ERRADA – Servidor de DHCP
Errar a configuração de uma rede é normal, mas pode gerar um transtorno anormal! Um dos grandes erros existente na maioria das redes é a existência de mais de um servidor de DHCP na rede. Só quem já teve um erro desse na rede pode comentar quão traumático é para o usuário. A sensação é que existe um fantasma que liga e desliga a sua navegação, mas a causa é um erro conceitual e facílimo de resolver. Veja como no nosso guia completo sobre o assunto: AQUI!
Esperamos que o post tenha sido de grande valia.
Até o próximo,
Ullysses Andrade
Vivavox Telecom
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo